Como a tecnologia para projetos de arquitetura pode trazer benefício para sua obra?
(O objetivo deste artigo não é dar um testemunho histórico ou teorizar sobre a tecnologia e a arquitetura, apenas busca demonstrar as possibilidades trazidas com o desenvolvimento da informática para a área da construção civil)
A arquitetura por centenas de anos desenvolveu-se através de desenhos a mão, fossem eles ilustrativos ou técnicos para execução. Mesmo nos últimos anos de utilização desta forma de representação o processo de desenho era longo e a margem de erro era muito pequena, erros podiam fazer o desenhista perder horas e horas de trabalho.
CAD
A facilidade de acesso aos computadores e o desenvolvimento de ferramentas para representação de projetos técnicos, como são os casos de arquitetura e engenharia, atraiu a atenção da construção civil para essa nova possibilidade. A utilização dos chamados programas CAD (Computer Aided Design, em português Desenho Assistido por Computador) permitia o desenho em uma prancheta digital que possibilitava a reprodução em escala dos projetos sem a necessidade de desenhistas para copiar os mesmos. Se houvesse algum erro a solução era apenas alterar e plotar (imprimir em plotter, impressora para grandes formatos) novamente.
Com o avanço da informática novas possibilidades começaram a surgir com um maior processamento disponível em computadores “comuns”. A modelagem em três dimensões, ou seja, a representação de objetos reais em 3D, começava a ser aplicável à arquitetura. A ideia de adicionar informações aos objetos representados nos desenhos também começa a se fortalecer. Apesar das facilidades os programas CAD, como é o caso do conhecido AutoCAD, os projetos ainda não passavam de linhas e textos em uma prancheta digital. As paredes eram representadas como duas linhas e eram isso, apenas linhas. Foi então que o poder de processamento da época foi aliado a arquitetura e novos softwares começaram a surgir, a ideia de construção virtual passou a ser o novo foco.
BIM
Softwares que procuram simular virtualmente a construção agora são o foco. Paredes, que antes eram linhas, agora são representadas por volumes em três dimensões, e mais, possuem informações, ou atributos, cor, material, peso, propriedades térmicas e mais quantas outras informações o usuário precisar. Obviamente não somente paredes, mas todos os elementos da construção foram representados desta maneira, havendo assim um modelo virtual de objetos com informações. Esses modelos de software trabalham com a ideia do chamado BIM (Building Information Model, Modelo da Informação da Construção), hoje os mais utilizados são o Revit, Archicad e Bentley.
Para a arquitetura essa nova visão trouxe grandes alterações no desenvolvimento de projeto. As plantas, cortes, elevações, agora são meras vistas de um único modelo, ou seja, o modelo virtual é sempre o mesmo, alterações realizadas em uma vista terão interferências em todas as outras. O que parece facilitar em uma questão traz uma necessidade de um cuidado maior em outro lado, agora não se desenha apenas linhas, mas modelos que representam elementos construtivos (paredes, lajes, vigas, etc.), logo há a necessidade de um conhecimento maior do profissional que desenvolve o modelo de como a obra será executada.
O modelo BIM não somente traz benefícios a arquitetura, ele possibilita a comunicação com os projetos complementares (estrutural, hidráulico, elétrico, etc.) através do mesmo modelo, a verificação de interferências e colisões entre elementos construtivos antes da obra e levantamento de materiais automatizados. Também é possível levar o conceito para a execução e utilizar o modelo para as etapas de cronograma e planejamento de obra, orçamentação e também gerenciamento da edificação durante sua utilização.
A virtualização da obra permite uma maior fidelidade do projeto a execução com isso podemos citar alguns dos benefícios diretos da utilização da tecnologia:
- Redução de erros em projeto;
- Melhor compatibilização entre disciplinas;
- Menor desperdício de material;
- Redução do custo da obra;
Aqui no Brasil a implantação de sistemas que utilizem modelos BIM em empresas e escritórios vem crescendo, mas como toda alteração de tecnologia leva tempo. Existem muitas vantagens na utilização mas requerem treinamentos e, muitas vezes, uma mudança no desenvolvimento projetual.